Como saber quanto sono você precisa para uma noite tranquila?

Pense nas diretrizes relacionadas ao tempo que você pode recitar de cor. Espere 30 minutos para nadar depois de uma refeição. Chegue ao aeroporto duas horas antes do seu voo. Visite seu dentista a cada seis meses. Agora pergunte a si mesmo: “Quantas horas de sono devo ter?” Se você não tem certeza, você não está sozinho. (A resposta não é a mesma para todos.) Veja como saber quanto sono você precisa.

Todo mundo tem necessidades diferentes de sono.

O sono precisa mudar ao longo de sua vida. Quando você é jovem e está crescendo, é normal passar metade do dia, se não mais, dormindo. À medida que envelhece, você precisa de menos sono a cada noite para uma boa saúde e bem-estar.

Embora a idade seja o principal fator para determinar quanto sono você precisa, não é o único.

  • A genética influencia seu ritmo circadiano e padrões de sono. Existe até uma rara mutação genética do sono curto que permite que os indivíduos durmam seis horas ou menos a cada noite sem quaisquer efeitos nocivos.
  • Sua saúde física e mental afeta quanto sono você precisa. Por exemplo, pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão tendem a passar menos tempo em estágios de sono profundo, então podem precisar de mais tempo dormindo para descansar adequadamente.
  • As necessidades de sono podem variar para diferentes estilos de vida. Os atletas geralmente precisam de mais sono para se recuperar de um treinamento físico intenso.

Sente-se bem descansado? Isso é quanto sono você precisa.

Seu objetivo final é encontrar o seu local para dormir Cachinhos Dourados – aquela quantidade “certa” de qualidade e sono reparador que o deixa saudável, feliz e pronto para enfrentar o mundo.

O primeiro passo para determinar o que isso significa para você é definir uma hora de dormir que permita o número recomendado de horas de sono para sua faixa etária. (Para adultos com menos de 60 anos, sugerimos começar com oito horas.) Mantenha essa rotina por uma semana ou duas e certifique-se de praticar bons hábitos de sono durante esse período. Em seguida, acompanhe como você se sente ao acordar e ao longo do dia.

Você aperta o botão soneca e puxa as cobertas sobre a cabeça mais de uma vez todas as manhãs? É difícil se concentrar e se concentrar durante o dia? Você constantemente anseia por cafeína e junk food? Você está mal-humorado? Você mostra sinais físicos de olhos irritados, acne ou ganho de peso? Todos esses podem ser sinais de privação de sono, o que significa que você não está dormindo com qualidade suficiente.

Você se pega acordando antes do despertador, ansioso para ir? Você se sente revigorado com um nível de energia que dura o dia todo? Você pode não precisar das oito horas completas que programou para dormir.

Ajuste sua rotina de sono até encontrar o intervalo de sono certo para você. Também pode ajudar a variar a hora de dormir. Você pode descobrir que dormir às 22h em vez de 23h e mudar o alarme para uma hora mais cedo faz uma grande diferença sem adicionar mais tempo de sono.

Você pode dormir demais?

Surpreendentemente, sim.

Todos nós precisamos de uma ou duas horas extras de descanso de vez em quando. A curto prazo, dormir demais pode ter os mesmos efeitos colaterais negativos que dormir pouco. Mas se você precisa regularmente de mais de nove a 10 horas de sono para se sentir descansado, pode estar sofrendo de outros problemas de saúde, como diabetes, depressão ou apneia do sono. Para entender melhor por que você está dormindo demais, converse com seu médico para ver se você precisa de uma avaliação profissional do sono.

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