Trabalho remoto e seu efeito no desgaste dos funcionários

Para muitos dos trabalhadores da América, o trabalho remoto tornou-se um fato contínuo da vida. De acordo com algumas estimativas, apenas 6% dos trabalhadores trabalhavam principalmente em casa antes da pandemia. Esse número cresceu cerca de cinco vezes em maio de 2020. Segundo alguns analistas, pelo menos 20% dos trabalhadores podem continuar desempenhando suas funções em casa mesmo após o término da pandemia. Nesse caso, empregadores e funcionários precisarão estar preparados para lidar com mais uma pandemia: o esgotamento do trabalho remoto.

À medida que o trabalho remoto aumentou nos últimos dois anos, as pesquisas pareciam confirmar o efeito do trabalho remoto no esgotamento, com mais trabalhadores remotos relatando esgotamento do que funcionários no local. Neste post, examinaremos essa tendência e ofereceremos alguns conselhos para ajudar os trabalhadores remotos a evitar o esgotamento enquanto trabalham em casa.

Quão generalizado é o esgotamento do trabalho remoto?

As estimativas podem variar, mas pesquisas recentes mostraram que os trabalhadores remotos relataram taxas mais altas de esgotamento do que os trabalhadores que permanecem no local. De acordo com a Gallup , esses resultados estão muito longe das tendências de esgotamento pré-pandemia, quando os trabalhadores remotos relataram níveis mais baixos de esgotamento do que seus colegas no local. Uma pesquisa do Indeed descobriu que 52% de todos os trabalhadores acreditam que o esgotamento aumentou durante a pandemia. Esse resultado incluiu 38% de todos os trabalhadores remotos e 28% dos funcionários no local.

Parte do problema foi que muitos dos atuais trabalhadores remotos foram literalmente forçados a sair do escritório enquanto as empresas enfrentavam os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Como observou o Gallup, muitos desses trabalhadores foram forçados a trabalhar remotamente sem preparação adequada. Além disso, muitos desses funcionários e as empresas que os empregavam tinham pouca experiência prévia com trabalho remoto.

Por que o trabalho remoto está levando ao aumento das taxas de esgotamento dos funcionários?

Existem muitos fatores contribuintes envolvidos na alta taxa atual de esgotamento do trabalhador remoto. A pesquisa do Indeed revelou que 53% desses trabalhadores remotos passaram mais tempo no trabalho, apesar de estarem em casa. Muitos sugeriram que se sentem pressionados pelos supervisores a dedicar mais horas às suas funções. A pressão dos clientes também tem sido um fator para o aumento da sensação de esgotamento.

Além disso, muitos dos trabalhadores remotos de hoje lutam para encontrar um equilíbrio realista entre vida profissional e pessoal, especialmente em áreas do país onde as escolas ficaram fechadas por muitos meses. Talvez o mais perturbador de tudo seja a alta porcentagem de funcionários que relatam dificuldade em se desconectar de seus empregos quando o dia termina – 61%. Apenas 6% dos trabalhadores remotos dizem que evitam completamente seus e-mails de trabalho durante as horas de folga.

Como o esgotamento dos funcionários de qualquer tipo pode levar à perda de produtividade e problemas de saúde mental, física e emocional, é vital aprender a reconhecer o esgotamento dos funcionários e as medidas que você pode tomar para evitar que isso aconteça com você.

Quais são os sintomas do esgotamento?

Existem muitos sintomas associados ao esgotamento dos funcionários. A Organização Mundial da Saúde sugere que esses sintomas de burnout podem incluir eficiência reduzida, baixa energia e sentimentos de cinismo, negatividade ou distância mental do seu trabalho. Outras indicações de estar queimado podem incluir:

  • Incapacidade de tirar um tempo de seus deveres para férias e autocuidado
  • Irritabilidade com membros da família, colegas de trabalho ou até mesmo clientes
  • Mudanças de humor
  • Evitar o trabalho, colegas de trabalho e supervisores
  • Repetidamente perder prazos ou produzir resultados de qualidade inferior
  • Problemas de saúde inesperados

Isenção de responsabilidade: não substitua este conselho de carreira por diagnóstico ou tratamento médico. Este artigo é somente para propósitos de informação.

Se você está enfrentando algum desses sintomas, ou sente que algo “simplesmente não está certo” com seus níveis de engajamento no trabalho, você pode estar sofrendo de burnout. Converse com um profissional médico sobre quaisquer problemas de saúde que você esteja enfrentando.

Além de trabalhar com um médico, as estratégias listadas abaixo podem ajudá-lo a superar esse sentimento de esgotamento e voltar aos trilhos no trabalho.

O que você pode fazer para evitar o desgaste dos funcionários?

A melhor maneira de lidar com o esgotamento é, em primeiro lugar, evitá-lo . No entanto, se você já está se sentindo esgotado, muitas das mesmas estratégias que podem evitar o esgotamento também podem aliviá-lo. Tente incorporar pelo menos algumas dessas estratégias em seu regime anti-burnout:

Agende pausas e cumpra esse cronograma

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para evitar o esgotamento é fazer pausas periódicas ao longo de cada dia. Da melhor maneira possível, trabalhe para planejar a agenda de cada dia, reservando períodos designados para pausas – exatamente como faria se estivesse trabalhando no local. Use esse tempo para preparar e almoçar ou fazer um lanche, fazer um recado ou simplesmente sair e brincar com o cachorro. Apenas certifique-se de manter o seu horário de intervalo o mais próximo possível.

Não pule os dias de folga

Seus dias de folga programados são uma parte importante para evitar que você se esgote. Infelizmente, muitos trabalhadores têm lutado para usar esse tempo fora enquanto trabalham em casa. O problema é que suas estações de trabalho remotas estão tão próximas que enfrentam a tentação constante de verificar e-mails, trabalhar em um projeto de cliente ou atender a outras tarefas. Para evitar o esgotamento, você precisa resistir a essa tentação e se forçar a deixar o trabalho para trás em seus dias de folga.

Você também deve trabalhar com seus supervisores para garantir que possa utilizar qualquer tempo de férias que lhe seja devido. Mesmo que você só consiga usar três ou quatro dias de cada vez, esse tempo extra fora de suas tarefas ajudará a reduzir o estresse e evitar o esgotamento. Naturalmente, suas férias não precisam envolver viagens ou atividades especiais. No entanto, você deve usar esse tempo de uma maneira que o tire da sua rotina normal, mesmo que sejam apenas alguns dias acampando, caminhando ou visitando atrações turísticas locais.

Deixe o trabalho de amanhã para amanhã

Muitos trabalhadores americanos lutam para deixar o trabalho antes de concluir todas as tarefas em sua agenda. Infelizmente, essa tendência pode levar ao excesso de trabalho e ao esgotamento – especialmente se você estiver trabalhando horas extras para concluir tarefas que podem ser deixadas para o dia seguinte. Aprenda a reconhecer quais tarefas precisam ser concluídas hoje e deixe as tarefas de amanhã para amanhã.

Desconecte-se do trabalho no final de cada dia

Se você é uma daquelas pessoas que verifica periodicamente seus e-mails e textos de trabalho fora do expediente, então este conselho é para você: pare com isso. 

Um estudo de apenas alguns anos atrás sugere que estar sempre disponível para trabalhar fora do horário de expediente pode criar sentimentos de ansiedade. Mesmo que você não esteja trabalhando de verdade durante as horas de folga, apenas sentir que está sempre de plantão pode resultar em aumento da tensão e estresse que podem contribuir para o esgotamento.

Para evitar isso, você deve se desconectar conscientemente e propositalmente do trabalho no final de cada dia. Desligue o computador e deixe-o assim até estar pronto para o próximo dia de trabalho e evite mensagens de texto do trabalho. Além disso, você pode querer investigar a prática da atenção plena, que muitos especialistas recomendam para aqueles que lutam para viver o momento. Usadas corretamente, as técnicas de atenção plena podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse e centralizar sua perspectiva no aqui e agora.

Também é uma boa ideia discutir seu plano com seu empregador antes de começar a se desconectar ativamente no final de cada dia. Nenhum empregador racional vai querer que você sofra de esgotamento, então a maioria apoiará seus planos. Obviamente, você também pode precisar descobrir uma maneira de alcançá-lo durante uma emergência real, se você trabalhar em um campo de alto risco. Apenas certifique-se de não desaparecer de repente do radar deles se eles se acostumarem a sempre poder alcançá-lo. Fale sobre sua estratégia e chegue a um entendimento mútuo que defina limites e expectativas claras.

Encontre um parceiro de bem-estar e responsabilize-se mutuamente

Nossa última recomendação é uma que pode fazer toda a diferença no mundo quando se trata de ajudá-lo a utilizar essas estratégias: preste contas a pelo menos uma outra pessoa. Encontre um colega de trabalho ou amigo em circunstâncias semelhantes e use o sistema de amigos para ajudá-lo a seguir seu esforço para combater o esgotamento. Esse tipo de estratégia de responsabilidade demonstrou ser bem-sucedida no combate a tudo, desde o vício à obesidade, e também pode ser uma ferramenta eficaz na luta contra o esgotamento dos funcionários.

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